Este Blog faz parte do projeto Estudos sobre Design. Seu conteúdo foi desenvolvido a partir de seminário da disciplina Introdução ao Estudo do Design, vinculada ao curso de Bacharelado em Design da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo N. Boufleur
Link para a homepage do projeto: www.estudossobredesign.blogspot.com.br

Integrantes / Desenvolvedores:
Emanoel Ferreira do Nascimento Junior - mremanoeljunior@outlook.com
Gabriel Ferreira Lopes Fran Malta - gabrielmalta7@gmail.com
Ingrid Arend Barichello - ingrid_arend@hotmail.com
Paulo Henrique da Lima Rocha - paulo.rocha420@gmail.com
Vinicius de Medeiros Lopes Bezerra - raiderconta1@hotmail.com

Josiah Wedgwood



Se pensar em porcelana Wedgwood, você provavelmente pensará em Jasperware. Esse é o material de que potes, pratos, placas e enfeites de Wedgwood clássicos são feitos. Jasperware é encontrado em vários tons, mas é mais conhecido na cor chamada de Wedgwood azul. Ele é tradicionalmente decorado em relevo branco com figuras de estilo grego, bosques, floresta e cenas mitológicas.

Outros tipos de porcelana Wedgwood são o Creamware, também conhecido como Queen's Ware, e Black Basalt, também conhecido como Basaltes.

Josiah Wedgwood (1730-1795) veio de uma família de oleiros de Staffordshire, na Inglaterra. Centrado em torno das "Seis Cidades", que agora compõem a Stoke-on-Trent, essa área ainda é conhecida hoje em dia como As Olarias.

Josiah tinha uma habilidade especial com a roda de oleiro. Ele também era um excelente homem de negócios e um grande inovador, tanto técnica como artisticamente. Uma de suas primeiras invenções, segundo o site "The Potteries", foi o "aperfeiçoamento do esmalte verde, ainda popular nos dias de hoje.

Se fosse um jovem rico na Europa do século 18, você teria passado pela Grand Tour para completar sua educação. O destaque cultural dessa viagem pela Europa era uma visita à Roma.

O que os visitantes britânicos viram e desenharam lá inspiraram a arquitetura e o design neoclássico quando eles voltaram para casa. Isso levou à construção de muitos edifícios neoclássicos por arquitetos como Robert Adam. Josiah Wedgwood também foi um dos expoentes do movimento neoclássico.


Josiah Wedgwood se inspirou no vaso de Portland para criar seu Jasperware. Esse lindo objeto está agora no Museu Britânico em Londres. Eles o descrevem como "o mais famoso vaso de vidro da antiguidade" e acreditam que ele tenha mais de 2000 anos. O vaso retrata uma cena de figuras em pé e sentadas, provavelmente ilustrando uma história da mitologia grega.

O Vaso de Portland foi trazido da Itália até a Inglaterra em 1778. A família Portland, em seguida, comprou-no. O Duque de Portland da época entregou o vaso para Josiah Wedgwood. O famoso oleiro fez várias cópias do vaso de Portland e se inspirou nele na criação de seu Jasperware.


A Queen's Ware foi um dos primeiros grandes sucessos de Josiah Wedgwood. Ela tinha cor creme, decorada de forma simples e durável, fazendo dela uma louça ideal. A Queen's Ware vendia como água, dando à Josiah a base financeira para que ele fizesse suas inovações no design e fabricação das porcelanas.


O Black Basalt foi inspirado no mundo antigo, às vezes sendo chamado de "louça egípcia. Josiah Wedgwood não a usava como louça, e sim para fazer vasos, castiçais e bustos de pessoas famosas da história.


A empresa Wedgwood continua fabricando Queen's Ware, Black Basalt e Jasperware hoje em dia. Esses artigos de porcelana tradicionais podem ser vistos em exibição permanente no Centro de Visitantes e no museu de Wedgwood em Stoke-on-Trent na Inglaterra.

O museu de Wedgwood também possui um excelente site com diversas ilustrações de porcelana Wedgwood.







Fonte do texto: http://www.ehow.com.br/historia-ceramicas-wedgwood-sobre_270147/

0 comentários:

Postar um comentário