Este Blog faz parte do projeto Estudos sobre Design. Seu conteúdo foi desenvolvido a partir de seminário da disciplina Introdução ao Estudo do Design, vinculada ao curso de Bacharelado em Design da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo N. Boufleur
Link para a homepage do projeto: www.estudossobredesign.blogspot.com.br

Integrantes / Desenvolvedores:
Emanoel Ferreira do Nascimento Junior - mremanoeljunior@outlook.com
Gabriel Ferreira Lopes Fran Malta - gabrielmalta7@gmail.com
Ingrid Arend Barichello - ingrid_arend@hotmail.com
Paulo Henrique da Lima Rocha - paulo.rocha420@gmail.com
Vinicius de Medeiros Lopes Bezerra - raiderconta1@hotmail.com

Consolidação final do Designer

      
    O designer, durante a Revolução Industrial, passa a ser um profissional consolidado e a ser de grande importância para as novas empresas que surgiram: as grandes multinacionais. Por atuarem no mercado global, essas empresas necessitavam de profissionais aptos a projetar seus produtos de forma universal. E necessitavam, também, de profissionais que projetassem a própria empresa no mercado. Assim, os designers assumem o papel de veiculadores da imagem dessas grandes corporações.



      A partir da década de 1960, o design se viu mergulhado em uma grande quantidade de movimentos vanguardistas que propunham novas atitudes, chamados de movimentos de contracultura. Mas as novas mídias, agora amplamente consolidadas, como a televisão, abriram novos caminhos e novas preocupações para os designers. O marketing e publicidade acabam por ser uma preocupação cada vez mais presente. Isso afasta o design da autonomia criativa e o recoloca em contato com questões mercadológicas que, crescentemente, até os dias de hoje, limitam o poder arbitrário do designer ou dos empresários de ditarem as regras do que será consumido.
O designer, na época do surgimento da profissão, deveria conhecer todo o processo de fabricação, uma vez que era ele quem ditaria como o objeto seria feito. A partir do seu modelo, a produção era guiada. Atualmente, de forma geral, isso não é diferente. O que mudou é a quantidade de informações que são necessárias para um projeto.



Fonte:

© obvious: http://lounge.obviousmag.org/poerschke/2013/07/quando-surgiu-o-designer.html#ixzz4KcZo8ac0 

0 comentários:

Postar um comentário