Este Blog faz parte do projeto Estudos sobre Design. Seu conteúdo foi desenvolvido a partir de seminário da disciplina Introdução ao Estudo do Design, vinculada ao curso de Bacharelado em Design da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo N. Boufleur
Link para a homepage do projeto: www.estudossobredesign.blogspot.com.br

Integrantes / Desenvolvedores:
Emanoel Ferreira do Nascimento Junior - mremanoeljunior@outlook.com
Gabriel Ferreira Lopes Fran Malta - gabrielmalta7@gmail.com
Ingrid Arend Barichello - ingrid_arend@hotmail.com
Paulo Henrique da Lima Rocha - paulo.rocha420@gmail.com
Vinicius de Medeiros Lopes Bezerra - raiderconta1@hotmail.com

Surgimento do design na Indústria


       Com o advento da Revolução Industrial e a necessidade de uma produção seriada cada vez mais padronizada, e também com o objetivo de incrementar os lucros, o trabalho passou a ser dividido em estágios. Cada estágio passou a ser responsabilidade de um artesão. As principais vantagens desse sistema são que, para algumas tarefas, poderia ser utilizada mão-de-obra muito pouco especializada, diminuindo os custos, e a divisão de tarefas dava ao fabricante um maior controle sobre a produção.



Início da revolução industrial 

   Logo, já que havia um padrão a ser seguido por diferentes trabalhadores, mais um estágio foi adicionado à produção: o de preparação das instruções para os outros trabalhadores, ou seja, um estágio de design. É aí que se tem, efetivamente, o surgimento de um profissional especializado nessa atividade. É claro que, como qualquer acontecimento histórico, isso não se deu de forma repentina, generalizada e definitiva. Embora suas raízes estejam na tradição artesanal, o surgimento do design não se deu simplesmente por uma evolução linear do trabalho manual à produção mecânica, mas, ao contrário, através de uma constante diversificação, abrangendo uma variedade cada vez maior de novos fatores e influências.
   Os primeiros designers, em sua maioria, emergiram do processo produtivo e eram operários que foram promovidos por experiência ou habilidade e capacidade de produzir os "livros de padrões",a uma posição de controle e concepção em relação às demais etapas do processo de fabricação. Apesar disso, ainda havia uma grande ligação entre o projeto e a produção. A partir daí, houve um processo evolutivo para se chegar a uma separação entre essas partes. Esse processo começa, de certa forma, quando o designer passa a não mais trabalhar dentro da fábrica. Esse profissional tende a se diferenciar dos demais. Ele necessita estar em contato com a alta sociedade e com o gosto dominante. Passa, assim, a morar em grandes centros urbanos e a mandar seus projetos para a fábrica.
     Houve, também, um longo caminho antes do surgimento de um profissional habilitado a conceber projetos de maneira genérica, como se vê atualmente. O início desse processo se deu através dos primeiros ambientes de discussão ou as primeiras escolas de design, como o Arts and Crafts, o Werkbund e a Bauhaus, no final do século XIX e início do século XX. 



Escola de Design Bauhaus 



Fonte: 

http://lounge.obviousmag.org/poerschke/2013/07/quando-surgiu-o-designer.html#ixzz4KcWYBwaL 

Um comentário:

  1. Artigo muito compreensível, muito obrigado por torná-lo tão agradável, um desses casos é o Tad-pt que internacionalizou suas fábricas.

    ResponderExcluir